12 de novembro de 2010

Será que dessa vez eu consigo utilizar minhas milhas?

Muitas pessoas reclamam da dificuldade de entender as regras dos programas de milhagem e de conseguir os seus bilhetes-prêmio. Bom, vou contar um segredo pra vocês... eu também sempre tive essa dificuldade, mas com o tempo descobri que o negócio é a gente saber o básico para depois se ater aos detalhes. Aqui vão algumas dicas.

Apenas tenham cartões de crédito que permitam acumular pontuação para troca de prêmios e/ou milhagem. Pra que vocês vão querer ter um cartão que vocês gastam, gastam, gastam e não dá nada em troca? Tudo tem que ter sua recompensa! Então, vamos acumular pontos.

Em alguns cartões a pontuação não tem prazo de validade, então nesse caso, o ideal é vocês deixarem acumular os pontos até ter a pontuação suficiente para trocar por um bilhete, para depois fazer a transferência de pontos para o programa da companhia aérea, já que, esta sim, tem prazo de validade para utilizar a pontuação. O importante é ficar atento aos prazos para não perder os pontos que você custou tanto para juntar.

Fiquem atentos também às taxas que os cartões cobram para a transferência de pontuação para os programas, bem como, a transformação de pontos em milhagem. Por isso, vejam o cartão que oferece melhor pontuação e que cobra menores taxas. Deixem para fazer a transferência de pontuação somente quando forem emitir o bilhete, assim vocês pagam apenas uma taxa para transferência de pontuação.

Tenham a paciência de perguntar, perguntar e perguntar, porque só assim vocês vão conseguir entender como funciona.

Ah! Antecedência é o item mais importante nesse caso, pois as companhias aéreas destinam poucos lugares para a emissão de bilhetes-prêmio. Quanto antes vocês se decidirem pelo itinerário e data, mais chances de vocês conseguirem um lugar no vôo utilizando milhagem. Agora, se vocês já estão com o seu bilhete-prêmio emitido e tiveram algum problema de última hora e precisam fazer alguma alteração, é possível sim, desde que não seja em feriados ou épocas de alta temporada. Quando as companhias não conseguem vender todos os lugares, eles acabam disponibilizando-os para o setor de milhagem. Só que vocês terão que ter uma paciência franciscana de ficar ligando a cada meia hora, para ver se houve alguma brecha! O ideal é vocês evitarem esse tipo de situação, é claro!

Só para vocês terem como exemplo, eu consegui recentemente, duas passagens de ida em 1a. classe pela American Airlines e a volta em econômica pela United para o meu diretor e a esposa dele e consegui ainda uma passagem de ida pela TAM e volta pela United na econômica para a irmã dele. E para dificultar as coisas, na volta deles, ainda tive que fazer três mudanças em apenas três dias. E consegui todas elas! Dá pra acreditar?! Pois é, nem eu acredito...

Para finalizar: utilizem cartões de crédito que permitam esse tipo de pontuação e inscrevam-se no programa de milhagem de pelo menos duas companhias aéreas (uma nacional e outra internacional) para você ter mais de uma opção para a troca dos seus pontos. Ah! Uma dica importante: deixe para trocar os seus pontos por trechos mais caros, já que uma passagem Rio/São Paulo/Rio custa a mesma pontuação que uma passagem dentro da América do Sul (por exemplo: São Paulo/Bueno Aires/São Paulo). Então, se tiver que ir para o Rio, compre essa passagem, acumule mais uns pontinhos voando e também pagando com o cartão de crédito e depois troque os pontos por uma passagem mais cara.

Vocês acreditam que agora já estão me colocando até o sobrenome de "Miles"... rs   

Nenhum comentário:

Postar um comentário