5 de outubro de 2017

Tivoli e suas duas Villas preciosas



Saindo da Toscana, segui para Roma, mas antes fiz uma parada em Tivoli na região do Lácio (sugestão muito bem vinda da minha prima). Tivoli fica na montanha e é uma ótima opção de passeio para quem sai de Roma (existem excursões de um dia inteiro saindo de Roma). A atração mais famosa da cidade é a Villa d'Este, uma luxuosa casa de interior criada no século XVI por Pirro Ligorio para o cardeal Ippolito d'Este, a partir da estrutura de um mosteiro beneditino. O destaque da Villa fica por conta dos seus jardins, arranjados em terraços, e enfeitados por fontes maravilhosas.








Nos arredores de Tivoli estão as ruínas da Villa Adriana, uma das maiores e mais belas mansões tipo villa já construídas no Império Romano. Adriano era uma viajante entusiasmado e resolveu reproduzir aqui algumas das maravilhas que havia visto pelo mundo. Uma das partes mais destacadas da villa, é conhecida como Canopus, que evoca o grande satuário de Serapis, em Alexandria, no Egito. Existem ainda ruínas de dois complexos de termas, uma biblioteca grega e uma latina, um teatro grego e um estúdio privativo situado numa ilhota em um lago, o Teatro Marítimo. 

Aproveite as ruínas, cheias de sombras e cantos escondidos, também para descansar e fazer piqueniques.



Canopus

Canopus





O almoço foi um capítulo a parte nesse dia! Almoçei no Restaurante L'angolino di Mirko. O restaurante é muito bonito mas preferi almoçar ao ar livre e me sentei em uma das mesas externas que ficam na praça quase em frente do restaurante, pois estava um belo dia ensolarado e um clima muito agradável. Pedi uma massa com camarão que estava simplesmente divina acompanhada de um vinho branco fresquíssimo!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário