22 de maio de 2017

San Gimignano e Siena: duas jóias medievais! 


No dia seguinte, saí de Florença logo cedo rumo à San Gimignano. Esta pequena cidade medieval fica a apenas 62 km de Florença. Ela é totalmente murada e não há circulação de carros. Mas isso não é problema, já que ela é minúscula, tem apenas 7.000 habitantes. A impressão que eu tive quando cruzei a porta de entrada (Porta San Giovanni) é como se estivesse sendo transportada para a Idade Média. A grande atração desta cidade são suas altíssimas torres. Havia uma disputa entre as famílias para ver quem construía a torre mais alta (quanto mais alta, mais status tinha a família). Hoje, restam apenas 14 torres, sendo que apenas uma pode ser visitada. Como eu já havia dito que a minha cota de subir escadas havia se esgotado em Florença, preferi visitar outras atrações e andar pelas belas ruas dessa pequena jóia. 

Porta San Giovanni

Passando pelo portal, temos a Via San Giovanni, onde encontramos muitas lojas de artesanato, souvenires e outros artigos além de vários restaurantes. Foi aqui que encontrei a única pizza mais parecida com a nossa pizza (aliás, estava uma delícia, apesar de não ser em forno a lenha). Até o layout da pizza parecia com o nosso... risos! Não resisti e comi apenas um pedaço quando estava de saída da cidade, pois eu havia me programado para almoçar em Siena. Também aproveitei e comprei três garrafas de vinho (como é barato!!!).
  
Via San Giovanni

Seguindo reto chegamos a Piazza della Cisterna onde tem o poço em que as pessoas pegavam água nos séculos passados. Esta praça é cercada por vários palácios. Logo ao lado desta praça encontramos a Piazza del Duomo onde se encontram o Palazzo dei Salvucci (com suas torres gêmeas), o Palazzo Comunale, o Palazzo Chigi-Useppi e o Palazzo Vecchio del Podestà e o Duomo, um dos edíficios mais antigos da cidade, que foi construído em 1148 e que foi a principal igreja da Toscana. Possui belíssimos afrescos em seu interior ilustrando o Antigo e Novo Testamentos. A Torre Grossa de 54 metros e a única visitável faz parte do Palazzo Comunale que hoje abriga um museu. Quem tiver ânimo para subir a torre será recompensado por uma vista panorâmica da cidade e da paisagem da Toscana. 


Palazzo dei Salvucci

Duomo
Saí de San Gimignano por volta do meio-dia com um delicioso pedaço de pizza no estômago e rumei para Siena. 

Chegando lá, tive que parar o carro bem distante da pousada. Como tinha muitas escadas, decidi deixar a mala no carro, e me virar com a mesma roupa no dia seguinte... risos 

Fiz o check-in rapidamente e segui as indicações da dona da pousada e comecei minha caminhada para o centro. Siena é uma cidade encantadora e com certeza vale a visita. Se você visitar a região da Toscana, não deixe Siena de fora. O ponto central da cidade é a Piazza del Campo, onde acontece o Palio di Siena, famosa corrida de cavalos. Na Piazza del Campo encontramos o Palazzo Comunale que abriga o Museo Civico com várias obras-primas de artistas de Siena. Aqui está também a Torre Del Mangia com seus 400 degraus que levam você a uma das mais belas vistas da cidade. Eu não tive coragem e resolvi me sentar em um dos restaurantes da piazza e me deleitar com a beleza do local saboreando uma bela refeição. 

  

Palazzo Comunale e a Torre Del Mangia

Piazza del Campo


Depois do almoço, segui para a minha visita ao Duomo de Siena, a Catedral de Santa Maria Assunta, um dos exemplos mais marcantes da arquitetura românico-gótico, na Itália. O Duomo é fascinante, mesmo do lado de fora. Dentro a catedral abriga obras assinadas por Donatello, Nicola Pisano, Michelangelo e Pinturicchio. Tanto o interior como o exterior, é todo decorado de mármore branco e verde (quase preto), uma escolha feita para representar as cores da cidade de Siena.
Duomo - Catedral de Santa Maria Assunta

Interior da Catedral

Uma das obras mais impressionantes dentro da catedral é sem dúvida o piso, composto por 56 cenas realizadas com um mosaico em mármore, considerado o mais precioso da Itália. Infelizmente, grande parte do piso é coberto durante o ano, a fim de protegê-lo do desgaste. Somente nos dias do Palio ou entre o final de agosto e outubro, você pode ter a chance de ver o piso totalmente descoberto. 





Outra atração imperdível que fica dentro da Catedral é a Biblioteca Piccolomini. Dedicada ao Papa Pio II, a Biblioteca tem afrescos extraordinários pintados no início de 1500 por Pinturicchio e seus seguidores (incluindo Rafael Sanzio) que você pode admirar tanto nas paredes quanto no teto e que brilham pelo abundante uso de ouro em sua pintura. A maestria da perspectiva nas colunas pintadas que emolduram cada cena e nos fundos é impressionante. Com certeza é uma verdadeira jóia que você não pode deixar de visitar quando estiver em Siena.  


Teto e paredes da Biblioteca Piccolomini

Ainda consegui visitar o santuário de Santa Caterina a assistir a uma missa em italiano. Foi um momento de descanso e de meditação. Me fez muito bem! 


Depois resolvi andar pelas ruas de Siena sem me preocupar em seguir o mapa... claro que me perdi... risos! Mas acabei encontrando uma velhinha italiana muito simpática e que ficou conversando comigo durante alguns minutos. Não sei como, conseguimos nos entender (ela não falava português e eu muito menos o italiano! risos). Me apaixonei por Siena em todos os sentidos! Pena que foi pouco tempo. Com certeza, aqui o ideal é pelo menos um dia inteiro e uma noite. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário