6 de julho de 2016

Pisa e o belo complexo arquitetônico da Piazza dei Miracoli

Chegando a Pisa, deixei o carro em um estacionamento próximo à Piazza dei Miracoli e segui a pé. 

As principais atrações da cidade (a famosa Torre inclinada, o Duomo, o Battistero e o Camposanto (cemitério) estão concentradas na belíssima Piazza dei Miracoli que fica dentro de uma muralha. Em 1987 todo o conjunto da Piazza dei Miracoli foi considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, incluindo a torre.

Para entrar nesta área, você não precisa pagar nada. No entanto, para conhecer melhor as atrações terá que comprar um ingresso que inclui a visita aos museus, o Batistério, o Duomo e o Camposanto. Já o ingresso para visitar a torre é vendido separadamente e é muito caro. Não achei que valia a pena pagar 18 euros para subir praticamente 300 degraus. Claro que a vista deve ser muito bonita lá de cima, mas preferi economizar esse valor. Afinal o mais importante é você ver a torre inclinada e isso você vê é do chão! risos



Em primeiro plano, o Batistério, ao centro o Duomo e por último a Torre Inclinada


A Torre de Pisa foi construída em três fases ao longo de um período de cerca de 177 anos. A torre começou a inclinar após a progressão da construção para o terceiro andar em 1178. Isto aconteceu em decorrência de uma fundação mal feita sobre um subsolo fraco e instável. A construção foi posteriormente paralisada por quase um século, porque os Pisanos estavam continuamente envolvidos em batalhas com Génova, Lucca e Florença. Este tempo permitiu ao solo subjacente ajustar-se. Caso contrário, a torre de Pisa certamente teria sido derrubada. Em 1990, a torre foi fechada para obras de reconstrução corretiva e esforços de estabilização para parar sua inclinação. Em 2001 foi reaberta e foi declarada estável por pelo menos mais 300 anos.





Fundada em 1064, a Catedral de Santa Maria Assunta impressiona pela beleza. Foi desenhada pelo arquiteto Buscheto. Por dentro, mármores pretos e brancos lembram as catedrais de outras cidades toscanas, como Florença e Siena. O telhado é banhado a ouro e os pilares e vitrais coloridos dão um charme a mais. Quando o sol bate nos vitrais, o espetáculo fica ainda mais bonito. A catedral apresenta várias obras em toda sua extensão, como a Madonna com Bambino, de Belinghero da Melanese. Várias capelas deixam a catedral ainda mais bonita. A construção completa da catedral terminou apenas no século XIII.























O batistério de Pisa é dedicado a São João Batista. Este é o maior batistério da Itália. Das mãos do arquiteto Diotisalvi, no ano de 1153, foi iniciada a sua construção com uma cúpula belíssima. Seu estilo mostra a transição entre o românico e o gótico. Seu portal tem decorações em relevo mas seu interior é quase desprovido de ornamentos, salvo a fonte octogonal. Seu púlpito, de Nicola Pisano, é um exemplar precursor do estilo renascentista.

















O Camposanto Monumentale (cemitério monumental) tem este nome porque acredita-se que o edifício foi construído à volta de u carregamento de terra santa. Uma lenda afirma que os corpos enterrados ali apodrecerão em apenas 24 horas. O termo "monumental" serve para diferenciá-lo de um cemitério urbano mais recente construído em Pisa. 

Aparentemente, o plano era que o edifício não fosse utilizado como um cemitério e sim como uma igreja, mas o projeto mudou durante a construção. A parede externa é formada por 43 arcos sem passagem. A maior parte dos túmulos está localizada sob as arcadas, embora haja uns poucos no jardim central, uma praça cercada por elaborados arcos. O cemitério abriga ainda três capelas. Abrigava também uma enorme coleção de sarcófagos romanos, mas atualmente restam apenas 84, que foram deixados junto a uma coleção de esculturas e urnas romanas e etruscas. 

As paredes já foram um dia cobertas de afrescos, mas infelizmente, em 1944, durante a 2a. Guerra, após um bombardeio, um estilhaço de uma bomba iniciou um incêndio. O fogo não pode ser controlado a tempo e quase todos os afrescos foram severamente danificados ou destruídos. Aqueles que puderam ser restaurados estão gradualmente sendo transferidos para suas localizações originais no cemitério numa tentativa de restaurar o Camposanto à sua antiga glória. 








Depois de ver tantas belezas, resolvi dar uma parada para almoçar e depois seguir paa Lucca. Almocei em frente à muralha da entrada da piazza e fiquei observando com curiosidade o sujeito da foto abaixo. Não consegui descobrir o truque... risos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário